Voltar à página inicial |

 

Newsletters

 

 

 

Para ter uma ideia a médio prazo das iniciativas que lhe possam interessar mais, consulte o folheto trimestral de atividades e, se quiser, também nos pode seguir no Facebook!

 

 
   
- Boletim de janeiro/março   - Boletim de abril/junho    
         
         
         
         
 

Próximas iniciativas:

   

 

       

  Noites dos Pirilampos 

Nas noites de 6, 7, 9 a 14, 16 a 21 e 25 a 28 de junho o Parque Biológico de Gaia recebe visitas às 22h00 para observação de pirilampos e outros animais noturnos (reserva obrigatória).
Nessas noites, das 23h00 até às 23h30, há observações astronómicas. O self-service serve jantares (reserva obrigatória).
Descarregue a ficha!

   
         
 

Encontro Ibérico de Pirilampos/Iberian Glow-worm Meeting  

14 de Junho de 2014 - Parque Biológico de Gaia, Portugal

O Encontro Ibérico sobre Pirilampos / Encuentro Ibérico de luciérnagas terá lugar no Parque Biológico de Gaia, Portugal, em 14/06/2014, com coordenação científica de Raphaël De Cock (Associate researcher at University of Antwerp - Evolutionairy Ecology group - Belgium) & José Ramón Guzmán Álvarez (Department of Forestry, University of Córdoba, Spain, - Founder of “¿Has visto una luciérnaga?” www.gusanosdeluz.es).

Programa/Program

INFORMATIONS ABOUT THE MEETING AND REGISTRATIONS
Raphaël De Cock, Associate researcher at University of Antwerp - Evolutionairy Ecology group - (UA – Belgium)
Collaborator of “¿Has visto una luciérnaga?” www.gusanosdeluz.es
rdecock@hotmail.com
& José Ramón Guzmán Álvarez, Founder of “¿Has visto una luciérnaga?” www.gusanosdeluz.es - gusanosdeluz@gmail.com


LOCAL INFORMATIONS
Dr. Nuno Gomes Oliveira
Parque Biológico de Gaia - Portugal
nuno@parquebiologico.pt

SEMINAR LANGUAGE
Portuguese / Spanish / English

   
         

 

Visite o Parque em carro elétrico 

Deslocar-se no percurso de descoberta da natureza do Parque Biológico de Gaia já não é problema para idosos, deficientes físicos ou simplesmente, para os mais  comodistas.
O Parque proporciona visitas guiadas por um técnico, em carro elétrico, com duração mínima de 30 minutos, para 5 pessoas.
O preço de cada visita guiada em carro eléctrico é de 10 euros por cada 30 minutos,  independentemente do número de pessoas (máximo 5), e acresce ao custo normal das entradas no Parque.
Estas visitas estão sujeitas à disponibilidade de técnico e não se realizam em momentos de grande afluência de visitantes.
Pode descarregar o cartaz.

* 30 minutos: percurso rápido sempre dentro do carro elétrico; 1 hora: percurso rápido com saída no Biorama e no Moinho do Belmiro; 1 hora 30 minutos: percurso aconselhável com 4 paragens: Biorama, Moinho do Belmiro, casa do Bogas e Casa do Chasco; 2horas: percurso longo com paragens nos observatórios. Para mais informações, por favor, dirija-se à Recepção do Parque Biológico.

   

 
   

 

Anilhagem científica de aves selvagens 

Os visitantes do Parque Biológico de Gaia podem assistir de passagem pelo percurso de descoberta da natureza a estas actividades, se não chover. Um contacto directo e mais próximo com as aves do nosso património natural tem uma grande força motivadora em educação ambiental. As sessões de anilhagem decorrem nos primeiros e terceiros sábados de cada mês, da parte da manhã, e estão abertas à formação de voluntários.
O Parque Biológico de Gaia colabora com a Central Nacional de Anilhagem, coordenada pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, num projecto europeu de Estações de Esforço Constante, para monitorização das aves selvagens. Com a colaboração de ornitólogos credenciados, são capturadas aves selvagens, sendo então objecto de análise biométrica, após o que são anilhadas e devolvidas à liberdade.
Veja o vídeo!

   
         
 

Ateliers e Atividades 

O Parque disponibiliza uma série de ateliers e de atividades de educação ambiental e descoberta da natureza, nas datas indicadas na Agenda de Atividades. Saiba mais sobre os ateliers e percursos, consulte o Guia de Atividades em formato on-line ou em  formato PDF...

   
       

 

Sábado no Parque  

Dia 3 de maio o Parque prepara algumas atividades especiais para os seus visitantes, sem custos a não ser o bilhete de entrada habitual neste equipamento de educação ambiental.
Programa:
11h00/12h00 - Atelier “Paparoca da bicharada”.
15h30/17h30 - Visita guiada pelos Técnicos do Parque e Percurso ornitológico.
22h00/23h30 – Atividades de astronomia a partir do Observatório Astronómico do Parque Biológico de Gaia (inscrição necessária). Depende das condições atmosféricas.

Ave do mês: Milhafre-preto
Planta do mês: Sobreiro
Livro do mês: A publicação do primeiro Guia de Campo tal como o conhecemos hoje.

   
         

 

Revista "Parques e Vida Selvagem"

Está em distribuição mais uma edição!
Produzida trimestralmente pelo Parque Biológico de Gaia, as suas traves-mestras são a educação ambiental e a conservação da natureza.
Pode descarregar as anteriores edições em formato eletrónico nesta página
.

   
         
 

Reserva Natural Local do Estuário do Douro 

Nos primeiros domingos de cada mês, entre as 10h00 e as 12h00, com ou sem binóculos dê um pulo ao estuário do Douro, do lado de Gaia.
Estará ali um técnico do Parque para ajudar a identificar as aves do Litoral. Comemore connosco o Dia Mundial das Aves Migradoras, no fim-de-semana de 10 e 11 de maio!
O centro de interpretação está aberto todos os dias, entre as 9h30 e as 17h30. A entrada é grátis: veja o vídeo.

   
         

 

Centro Interpretativo do Património da Afurada 

Este Centro contempla os seus visitantes com exposições permanentes, e outras que são temporárias, sobre o património da Afurada. Pode visitar o CIPA na Rua António dos Santos, n.º 10, S. Pedro da Afurada, 4400-365, Vila Nova de Gaia - GP: 41º8’36.65’’N / 8º38’48.83’’W. Horário: aberto das 10h00/12h30 e 13h30/18h00 de terça a domingo; encerra às segundas-feiras.
Telefone 227 812 724 - cipa@parquebiologico.pt

   
         
 

Internet grátis no Parque 

Os visitantes do Parque Biológico de Gaia podem navegar na Internet no bar, esplanada e parque de merendas. Mas há condicionantes: é necessário trazer um equipamento portátil compatível com a tecnologia WI FI e mediante a apresentação de bilhete de identidade e registo na recepção será depois entregue ao visitante um envelope com o nome de utilizador e palavra-chave de acesso, que será pessoal. A velocidade de ligação será 512Kb/128Kb e está restringida a duas horas e a 50 Mb de tráfego por utilizador por dia.

   
         
   

Mais informações:
Gabinete de Atendimento
Horário: Outubro/Fevereiro 9h00/18h00; Março/Setembro 9h00/19h00.
Telefones: 227 878 138 e 227 878 138 - e-mail: atendimento@parquebiologico.pt

   
         
         


Entre o amplo leque de atividades do Parque Biológico de Gaia, há uma série delas que não são de perder!

Para saber de todas, aconselhamos a visita a este site com frequência ou então deve pedir o envio das notícias do Parque por e-mail.

Basta enviar uma mensagem para newsletter@parquebiologico.pt com esta frase: Quero passar a receber notícias do Parque por e-mail. Dê-nos notícia de si!


Águas e Parque Biológico de Gaia, EEM

4430-681 Avintes

Tel. 22 787 81 20 | geral@parquebiologico.pt