Voltar à página inicial |

 

Newsletters

 

 

 

Para ter uma ideia a médio prazo das iniciativas que lhe possam interessar mais, consulte o folheto trimestral de atividades e, se quiser, também nos pode seguir no Facebook!

 

   
- Boletim de abril/junho    - Boletim de julho/setembro  
       
       
       
       
 

   
       
       

Luciola lusitanica

  Campanha "Viu um pirilampo?" 
Como resultado do Workshop sobre Pirilampos Ibéricos que decorreu no Parque Biológico de Gaia em 14 de junho, está em andamento uma iniciativa aberta a toda a população portuguesa que tem em vista agregar as observações de pirilampos em Portugal.
Em plena Década da Biodiversidade, preconizada pelas Nações Unidas, isto permitirá conhecer melhor esta fatia de biodiversidade e perceber como evolui ao longo dos anos.
Por isso, já sabe, se viu um pirilampo, se tiver uma fotografia, pode partilhá-la com o local e a data neste grupo aberto - não tardará a receber a resposta sobre a espécie em causa:
https://www.facebook.com/groups/vistepirilampos
 

 

     

 

Concurso Nacional de Fotografia da Natureza PARQUES E VIDA SELVAGEM
Está em andamento o Concurso nacional de fotografia da natureza PARQUES E VIDA SELVAGEM.
É já a 12.ª edição de um concurso anual que junta muitos fotógrafos da natureza. Este tipo de trabalho é uma das formas de dar a conhecer o património natural do país, fazendo com que daí derive uma maior compreensão no sentido de o conservar.
Descarregue o Regulamento

 
       
 

Vindima no Parque         
Sábado, 13 setembro, 10h00/12h00 e 14h00/15h00

Participe nas vindimas do vinho tinto! 
Depois de apanhadas e colocadas em cestos as uvas seguem para o lagar para serem pisadas mecanicamente.
Mas se quiser poderá também pisar à moda antiga, ou seja, com os pés descalços.
Participação livre! Máx. 30 participantes. Inscrições no dia, por ordem de chegada.
 

Mais informações - Gabinete de Atendimento
Horário: Abril–Setembro: 09h00 – 19h00. Telefones: 227 878 137 e 227 878 138 - e-mail:  atendimento@parquebiologico.pt


Descarregue o cartaz!

 
       

  Visite o Parque em carro elétrico        
Deslocar-se no percurso de descoberta da natureza do Parque Biológico de Gaia já não é problema para idosos, deficientes físicos ou s implesmente, para os mais  comodistas.
O Parque proporciona visitas guiadas por um técnico, em carro elétrico, com duração mínima de 30 minutos, para 5 pessoas.
O preço de cada visita guiada em carro eléctrico é de 10 euros por cada 30 minutos,  independentemente do número de pessoas (máximo 5), e acresce ao custo normal das entradas no Parque.
Estas visitas só não se realizam em momentos de grande afluência de visitantes.
 

     

  Anilhagem científica de aves selvagens     
Parque Biológico de Gaia, primeiros e terceiros sábados de cada mês, das 10h00 às 12h00, se não chover. 
Os visitantes do Parque podem assistir de passagem pelo percurso de descoberta da natureza a estas atividades, se não chover. Um contacto direto e mais próximo com as aves do nosso património natural tem uma grande força motivadora em educação ambiental. As sessões de anilhagem decorrem nos primeiros e terceiros sábados de cada mês, da parte da manhã, e estão abertas à formação de voluntários.
O Parque Biológico de Gaia colabora com a Central Nacional de Anilhagem, coordenada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, num projeto europeu de Estações de Esforço Constante, para monitorização das aves selvagens. Com a colaboração de ornitólogos credenciados, são capturadas aves selvagens, sendo então objeto de análise biométrica, após o que são anilhadas e devolvidas à liberdade.
Veja um vídeo aqui!
 
       
 

Ateliers e atividades

O Parque disponibiliza uma série de ateliers e de atividades de educação ambiental e descoberta da natureza, nas datas indicadas na Agenda de Atividades.

Saiba mais sobre os ateliers e percursos, consulte o Guia de Atividades em formato on-line ou em  formato PDF...

 
       

  Sábado no Parque    
O Parque prepara para 6 de setembro algumas atividades especiais para os seus visitantes, sem custos a não ser o bilhete de entrada habitual.
Programa:
11h00/12h00 - Atelier “Abutres, recicladores naturais”.
14h30 - Conversa do mês: O abutre e suas ameaças (comemoração do Dia Internacional do Abutre).
15h30/17h30 - Visita guiada pelos Técnicos do Parque e Percurso ornitológico.
22h00/23h30 – Atividades de astronomia a partir do Observatório Astronómico do Parque Biológico de Gaia (inscrição necessária). Depende das condições atmosféricas.
 
       
 

Especial Férias  
De 21 de julho a 5 de setembro, todos os dias úteis, pelas 15h00, há uma atividade diferente no Parque Biológico de Gaia, incluída no preço da entrada, e sem necessidade de marcação.

Veja o cartaz!

 
       

 

Revista PARQUES E VIDA SELVAGEM 
Está em distribuição no Parque Biológico de Gaia. Produzida trimestralmente pelo Parque Biológico de Gaia, as suas traves-mestras são a educação ambiental e a conservação da natureza.
Pode descarregar as anteriores edições em formato eletrónico nesta página... 

 
       
  Reserva Natural Local do Estuário do Douro: observação de aves selvagens 
Nos primeiros domingos de cada mês, entre as 10h00 e as 12h00, com ou sem binóculos dê um pulo ao estuário do Douro, do lado de Gaia.
Estará ali um técnico do Parque para ajudar a identificar as aves do Litoral. O centro de interpretação está aberto todos os dias, entre as 9h30 e as 17h30. A entrada é grátis.
 
       

  Centro Interpretativo do Património da Afurada 
Após a requalificação de antigos armazéns ali existentes, as tradições piscatórias estão agora expostas, espelhando a identidade local.
Pode visitar o CIPA todos os dias entre as 10h00 e as 12h30 e entre as 13h30 e as 18h00.
Como chegar ao CIPA: Morada - Rua António dos Santos, n.º 10 São Pedro da Afurada, 4400-365, Vila Nova de Gaia | GPS – 41º8’36.65’’N / 8º38’48.83’’W | Telefone +351 227 812 724 - E-mail – cipa@parquebiologico.pt
 
       
  Internet grátis no Parque
Os visitantes do Parque Biológico de Gaia podem navegar na Internet no bar. Mas há condicionantes, por exemplo, é necessário trazer um equipamento portátil. Peça mais informações no Gabinete de Atendimento ou na Receção do Parque Biológico de Gaia!
 
       
       
       
       


Entre o amplo leque de atividades do Parque Biológico de Gaia, há uma série delas que não são de perder!

Para saber de todas, aconselhamos a visita a este site com frequência ou então deve pedir o envio das notícias do Parque por e-mail.

Basta enviar uma mensagem para newsletter@parquebiologico.pt com esta frase: Quero passar a receber notícias do Parque por e-mail. Dê-nos notícia de si!


Águas e Parque Biológico de Gaia, EEM

4430-681 Avintes

Tel. 22 787 81 20 | geral@parquebiologico.pt