Nasceram pernilongos

Em 9 de junho de 2020 nasceram pernilongos, aves pernaltas em que o branco do pescoço, cabeça e corpo contrastam com o preto das asas.

Na forma é semelhante a uma cegonha, embora não ultrapasse os 200 gramas de peso e os 25 centímetros de altura.
É uma ave de fácil identificação que tem por nome científico Himantopus himantopus.
No estado selvagem, esta espécie está presente no nosso país a sul da ria de Aveiro, variando o número de casais nidificantes entre 1500 e 2 mil.
Ocorre essencialmente nas zonas costeiras de estuário, tais como charcos, lagoas, salinas, albufeiras e arrozais, sempre associada a águas pouco profundas, doces ou salobras sem vegetação ou pedras. Não necessita de abrigo tolerando ventos fortes e sol intenso, sem ter de procurar sombra.
A alimentação consiste numa grande variedade de pequenos animais invertebrados, mas também se nutrem de pequenos peixes e girinos. Ocasionalmente a ementa inclui sementes.
Os casais são monogâmicos de duração sazonal. Os ninhos são instalados em água pouco profunda e geralmente expostos, isolados ou em colónia com outras espécies de aves limícolas. As posturas são de três a quatro ovos e a incubação é repartida pelo casal. As crias nascem ao fim de 25 dias e são nidífugas. Ambos os progenitores cuidam das crias.
A atividade salineira tradicional potencia habitat de alimentação e de nidificação. O abandono, a destruição e transformação de salinas, deixa a espécie, em muitos locais, sem habitats alternativos para a nidificação e alimentação.

 

 

Câmara Municipal de Gaia

Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia

Contactos

Parque Biológico de Gaia

R. Cunha, 4430-812 Avintes, Vila Nova de Gaia, Portugal

© 2018 Municipio de Gaia. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Municipio de Gaia

 

Câmara Municipal de Gaia

Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia