Seminário Eco-Escolas

A equipa de Educação Ambiental do Parque Biológico esteve presente no Seminário Nacional Eco-Escolas. 

Este evento decorreu na vila de Soure, em Coimbra, no passado dia 20 de janeiro. Nesta edição, a primeira pós-pandemia, a Câmara Municipal de Gaia, através do Parque Biológico, decidiu dar a observar à comunidade escolar e a todos os profissionais ligados à Educação Ambiental para a Sustentabilidade ali presentes um tema pouco explorado, mas importante – a preservação dos pirilampos.
A conservação destes pequenos e luminosos insetos está intimamente ligada à preservação dos seus habitats e, assim sendo, é urgente sensibilizar toda a comunidade para os efeitos que a atividade humana tem, direta e indiretamente nos seus habitats e, consequentemente, no decréscimo da população dos Lampirídeos. A poluição luminosa interfere no comportamento reprodutor da espécie, uma vez que necessita de condições de obscuridade natural para encontrar parceiro. Para além disso, o uso abusivo de pesticidas/herbicidas/fungicidas no nosso dia-a-dia tem um efeito negativo sobre a sua alimentação que é preferencialmente focada em caracóis e lesmas.
Contudo, esta eco-amostra não se ficou somente na explicação do valor destes insetos, mas também na importância de muitos outros animais pertencentes à fauna noturna e que muitas das vezes ficam esquecidos.
Visitar o Parque Biológico de Gaia à noite para visualizar pirilampos é uma realidade mágica disponível todos os anos em meados de junho. Contudo, é igualmente possível observar em saídas noturnas, ou outras atividades ao longo do ano, animais como morcegos, borboletas noturnas, vacas-louras, bem como todos os outros animais ativos de noite que se encontram em cativeiro no parque.
O “feedback” dos visitantes do stand foi muito positivo. Partilharam connosco comentários que evidenciam a noção do decréscimo deste animal nos dias que correm, permanecendo para a maioria das pessoas como uma memória de infância.

 

 

Câmara Municipal de Gaia

Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia

Contactos

Parque Biológico de Gaia

R. Cunha, 4430-812 Avintes, Vila Nova de Gaia, Portugal

© 2018 Municipio de Gaia. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Municipio de Gaia

 

Câmara Municipal de Gaia

Rua Álvares Cabral 4400-017 Vila Nova de Gaia