Ponte Maria Pia

A Revolução Industrial atingiu também a arquitetura.
A utilização do novos materiais - ferro, aço e outros - trouxeram diferentes dimensões arquitetónicas, mais ligadas a uma civilização industrial.
Tanto foi assim que, no final do século XIX, se assistiu ao triunfo da arquitetura do ferro.

A estrutura metálica revolucionou este tipo de arte. Apareceram novas e belas formas nos monumentos. As pontes sobre o Douro ilustram bem esse facto. Na Europa, o Porto foi a cidade que mais cedo utilizou a arquitetura de ferro.

A ponte Maria Pia foi uma obra construída "no limite das possibilidades clássicas da construção metálica", disse Gustav Eiffel (1832-1923), o conhecido engenheiro francês que deu o nome à célebre torre de Paris.

Na sua época a Ponte Maria Pia foi uma obra de engenharia que deslumbrou portugueses e estrangeiros.
A construção da ponte iniciou em janeiro de 1876, concluindo-se em outubro de 1877.
Requisitou o trabalho de 150 operários e utilizaram-se 1.600.000 quilos de ferro.
A inauguração decorreu em 4 de novembro de 1877, tendo sido presidida pelo rei D. Luís I e pela rainha D. Maria Pia, daí o nome.
Esta ponte, exclusiva para a ligação ferroviária Lisboa-Porto. Com o passar do tempo, em 1991 a de D. Maria Pia foi desativada.

 

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